Tecnol. Informação e Comunicação - TIC
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Tecnol. Informação e Comunicação - TIC

Este espaço foi criado para hospedar alguns temas, reflexões e discussões sobre a introdução das novas tecnologias de informação e comunicação no cotidiano escolar e o seu uso pedagógico.
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional.

Ir para baixo 
+19
mi_bocchi
jonacirfn
eliane goncalves
Daise
VergilioF
eeliete
neuzelibs
elaine g
Francislaineb
nataliao
cibele v.s
martapsp
luizaq
francieleg
drausiomarquesb
ricardo
Éder M
WilliansSN
Admin
23 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
neuzelibs




Mensagens : 6
Data de inscrição : 08/03/2008

Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Da Tecnologia a Comunicação Educacional   Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional. - Página 2 Icon_minitimeSex Abr 18 2008, 00:39

Éder M escreveu:
Com base nos três fenômenos, segue a seguir uma definição de cada um: a miniaturação é diminuição do tamanho dos equipamentos. A digitalização é quando digita-se um conteúdo tradicional para o meio digital, onde esse é apresentado em sites e etc. Outro fenômeno é a difusão das redes telemáticas que são equipamentos conectados assim formando uma rede. A influência no cotidiano escolar é que a metodologia de ensino atual de alguns educadores vai ser alterada, onde os educadores e alunos por meio das TICs, irão compreender as sociedades contemporâneas. É preciso acontecer mudanças, assim a utilização de equipamentos das tecnologias de informação e comunicação será com mais freqüência, onde educador não será somente o emissor da informação e o aluno receptor, mas sim ambos discutem-se seus pontos de vistas, onde aconteça debates entre educadores e educandos. Embora esses recursos são bons, acontece na vida infantil a virtualização do real, por meio dos videogames ocorre a confusão da vida real com a virtual, através desses jogos as crianças passam a maior parte de sua vida nessa fantasia, que acontece que essas crianças começam a se comportar da maneira que vivem nos jogos. Então o necessário é todos aprender a aprender, assim todos busquem por si só bases de conhecimento, ou seja, o educador aprende a ensinar a aprender.

A idéia que o colega expôs foi bastante objetiva, e concordo sobre o assunto das crianças passarem a se comportar de maneira que veêm nos jogos de videogames.
Ir para o topo Ir para baixo
eeliete




Mensagens : 4
Data de inscrição : 17/04/2008

Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Da Tecnologia à Comunicação Educação   Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional. - Página 2 Icon_minitimeSex Abr 18 2008, 16:30

A Miniturização é um fenomino que vem se destacando cada veis mas no mundo,com sua tecnologia cada veis mais avançada,por exemplo:cada ano que passa os celulares estão cada veis menores e com mais tecnologia,graças a Digitalização podemos produzir por exemplos:o material para o professor preparar sua aula,e é muito importante para o comércio, a Difusão é muito usada por bancos,empresas como Anatel,Vivo,Telefonica etc...que ja tem esse mecanismo,de certa forma influencia muito nas nossas vidas, seja para nos ajudar no trabalho ou quando estamos nas horas de lazer,influencia muito nas grandes tragedias,principalmente com nossas crianças que passam muito tempo na frente de um computador, jogando video game de luta por exemplo,e acabam confundindo a realidade com a ilusão,onde ocorre grandes tragedias e muita violencia.
Ir para o topo Ir para baixo
eeliete




Mensagens : 4
Data de inscrição : 17/04/2008

Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Os três fenominos da tecnologia   Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional. - Página 2 Icon_minitimeSex Abr 18 2008, 16:47

luizaq escreveu:
Neuzeli B.S escreveu:
Para melhor compreensão do assunto é necessário uma breve introdução sobre cada um dos três fenômenos:

*MINIATURIZAÇÃO* A tecnológia possui um fenômeno no qual seu objetivo é diminuir o tamanho físico dos aparelhos eletroeletrônicos avançando em sua capacidade de memória, a esse fenômeno tecnológico damos o nome de miniaturização ex: mp5, pen drive, celulares e televisores sensível ao toque

*DIGITALIZAÇÃO* È um meio onde ocorre a transformação de materiais tradicionais para o meio digital ampliando sua divulgação através da web.

*DIFUSÃO DAS REDES TELEMÁTICAS* A transmissão das redes telemáticas ocorre através de via satélite abrindo um leque para as inovações tecnologícas como ex: net via rádio, tv digital etc.

A tecnologia cada vez mais estende suas formas de comunicações, um exemplo disso podemos citar as escolas que a cada vez vem modernizando suas metódologias de ensino, onde o aprendizado ocorre nos dois sentidos o professor ensina assim como aprende.


Estou totalmente de acordo com o que a amiga Neuzeli escreveu, ela foi bem complexa nesse assunto, foi direta em ambas as partes, e ainda completo que cada vez mais o nosso estudo vai ficar mais digital, pois a tecnologia esta avançando muito rapido.
E[u][b] Eu concordo com o que a Neuzeli disse,ela explico os fenominos da tecnologia moderna e sua importancia que ela vai ter nas nossas vidas futamente e que já esta tendo.
Ir para o topo Ir para baixo
eeliete




Mensagens : 4
Data de inscrição : 17/04/2008

Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional.   Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional. - Página 2 Icon_minitimeSex Abr 18 2008, 16:57

cibele v.s escreveu:
Di acordo com o texto a "miniturização"vai cada vez ficar menor os aparelhos digital só que com tecnologia superior ex:celular, mp3,4,5,notbook entres outros.Ja a "digitalização"faz com que diminua o papel como um texto que paasa por meio digital isso em termo de produçãoe por fim a"difusão das redes temáticas" isso se dá a utilização de redes de comunicação graças os satelitese ex:codigo de barra, tv digital,banco, cartão de credito. isses equipamentos irterligados um com os outros e ligados ao satelite
Eu concordo com aminha amiga Cibeli,ela explico bem sobre os treis fenômenos que vem surgindo com grandes tecnologias.
Ir para o topo Ir para baixo
VergilioF




Mensagens : 4
Data de inscrição : 10/04/2008

Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional.   Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional. - Página 2 Icon_minitimeSáb Abr 19 2008, 17:03

Com base na afirmativa do texto de Belloni, os três fenômenos e sua influencia no cotidiano escolar, segue a partir de uma definição seguida de:
A miniaturização é o primeiro fenômeno que torna cada vez menores os equipamentos eletroeletrônicos
A digitalização é uma imagem ou também um texto, que é transformado no meio digital para divulgar mais práticos e rapidos
Essa difusão deu-se através dos canais midiáveis, levando conhecimento a longa distância, interagindo professor com aluno, com métodos de aprendizados evoluídos e eficientes.
Ir para o topo Ir para baixo
Éder M




Mensagens : 4
Data de inscrição : 22/03/2008

Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional.   Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional. - Página 2 Icon_minitimeQua Abr 23 2008, 16:48

WilliansSN escreveu:
Segundo Macier e Babin, o desenvolvimento das TIC na sociedade contemporânea deve-se a três fenômenos de ordem técnica: a miniaturização, a digitalização e a difusão das redes telemáticas.

Com base nesta afirmativa e no texto de Belloni comente sobre esses três fenômenos e sua influência no cotidiano escolar. Não esqueça de fazer as referências aos autores do texto quando necessário e as devidas citações.

Resposta:

A tecnologia está presente cada vez mais em nossa sociedade em formas de equipamentos como computadores, celulares, ipods, pen drive, etc.. No cotidiano escolar a informação está presente a cada dia que passa. Usa-se muito em sala de aula retroprojetores, projetores multimídia e entre outros. As escolas particulares já adotaram o recurso de lousas eletrônicas e microcomputadores, onde o professor passa o conteúdo de sua matéria e o aluno acompanha em sua carteira e em casa eles (alunos) estudam acessando com sua senha ou copiando em cd a matéria dada e sala. Esse nível de ensino estão também presentes nas Universidades.
Existem três processos tecnológicos que utilizamos diariamente, são eles: Miniaturização - Digitalização - Difusão das Redes Telemáticas.
Miniaturização: Diminuição do tamanho dos aparelhos eletrônicos e aumento da tecnologia. Exemplos: Celulares, Ipods, pen drive, palm top etc.
Digitalização: Transforma em informações algo tradicional em arquivos ou em informações digitais. Exemplo: Scanear uma foto ou um livro e jogar as informações para dentro do computador, transformando a foto e o livro em informações digitais.
Difusão das redes Telemáticas: São as redes de telecomunicações via satélites e de rápida transmissão. Exemplo: TV digital – Internet via rádio – Telefonias etc.

Segundo a resposta do aluno Willians a tecnologia a cada dia que passa que está presente na vida das pessoas e principalmente nas escolas, com conteúdos em cd da matéria de sala de aula, portanto concordo com a resposta dele, pois, sabemos que a tecnologia está presente no dia-a-dia, e hoje com uma gravidade maior.
Ir para o topo Ir para baixo
Daise




Mensagens : 1
Data de inscrição : 02/04/2008

Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional.   Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional. - Página 2 Icon_minitimeQui Abr 24 2008, 20:44

Na afirmativa do texto de Belloni, os três fenômenos e sua influencia no dia-a-dia escolar, segue a partir de uma definição seguida de:
A miniaturização é o primeiro fenômeno que torna cada vez menores os equipamentos eletroeletrônicos.
A digitalização é uma imagem ou também um texto, que é transformado no meio digital para divulgar mais práticos e rapidos.
Essa difusão deu-se através dos canais midiáveis, levando conhecimento a longa distância, interagindo professor com aluno, com métodos de aprendizados evoluídos e eficientes.
Ir para o topo Ir para baixo
WilliansSN




Mensagens : 8
Data de inscrição : 08/03/2008

Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional.   Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional. - Página 2 Icon_minitimeSex Abr 25 2008, 04:49

Neuzeli B.S escreveu:
Para melhor compreensão do assunto é necessário uma breve introdução sobre cada um dos três fenômenos:

*MINIATURIZAÇÃO* A tecnológia possui um fenômeno no qual seu objetivo é diminuir o tamanho físico dos aparelhos eletroeletrônicos avançando em sua capacidade de memória, a esse fenômeno tecnológico damos o nome de miniaturização ex: mp5, pen drive, celulares e televisores sensível ao toque

*DIGITALIZAÇÃO* È um meio onde ocorre a transformação de materiais tradicionais para o meio digital ampliando sua divulgação através da web.

*DIFUSÃO DAS REDES TELEMÁTICAS* A transmissão das redes telemáticas ocorre através de via satélite abrindo um leque para as inovações tecnologícas como ex: net via rádio, tv digital etc.

A tecnologia cada vez mais estende suas formas de comunicações, um exemplo disso podemos citar as escolas que a cada vez vem modernizando suas metódologias de ensino, onde o aprendizado ocorre nos dois sentidos o professor ensina assim como aprende.
A amiga Neuzeli soube explicar bem os três fenômenos e como integrá-los na escola, fazendo a interação de alunos e professores.
Ir para o topo Ir para baixo
WilliansSN




Mensagens : 8
Data de inscrição : 08/03/2008

Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional.   Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional. - Página 2 Icon_minitimeSex Abr 25 2008, 04:53

drausiomarquesb escreveu:
Os três fenômenos a que se deve o desenvolvimento das TICs é a miniaturização, a digitalização e a difusão das redes telemáticas, a seguir falaremos sobre cada uma destintamente:

a)Miniaturização:
A miniaturização é o primeiro fenômeno que torna cada vez menores os equipamentos eletroeletrônicos como por exemplo, celulares, palmtop, notebook, o que podemos chamar também de nanotecnologia.

b)Digitalização:
A digitalização é uma imagem ou também um texto, que é transformado no meio digital para divulgar através de fotos, internet, telefonia, etc.

c)Difusão das redes telemáticas:
Essa difusão deu-se através dos canais midiáveis como a televisão, a internet, a telefonia, levando conhecimento a longa distância, interagindo professor com aluno, com métodos de aprendizados evoluídos e eficientes.
O companheiro Drausio fez a explanação muito bem do três fenômenos da Tic com exemplos. Parabéns amigo!!!
Ir para o topo Ir para baixo
eliane goncalves




Mensagens : 8
Data de inscrição : 04/04/2008

Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: atividade 4   Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional. - Página 2 Icon_minitimeSex Abr 25 2008, 14:31

A tecnologia esta presente diariamente em nossas vidas,estamos sempre em contato com computadores,celulares,ipods etc.
Ha tres processos tecnologicos que usamos sempre,eles são:
Miniturialização,digitalização,difusão de redes telematicás.
Miniturialização:diminuição do tamanho dos aparelhos eletronicos,ex:celulares,ipods,etc.
Digitalização:transforma algo tradicional em arquivos ou informações digitais,
como:escanear uma foto.
Difusão das redes telemáticas:são as redes de telecomunicaçoes via satélitee de rápida transmissão,ex:tv digital,internet via radio,telefonias,etc.
Ir para o topo Ir para baixo
jonacirfn




Mensagens : 6
Data de inscrição : 28/03/2008

Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional.   Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional. - Página 2 Icon_minitimeSex Abr 25 2008, 19:48

De acordo com o livro de BELLONI, o texto mostra três fenômenos: que é a Digitalização, Miniaturização e a Difusão das Redes Telemáticas.
* Digitalização - quando digita um conteúdo tradicional para o digital.
* Miniaturização - que é diminuição do tamanho dos equipamentos.
* Difusão das Redes Telemáticas - são equipamentos interligados a uma rede.
A influênica no dia-a-dia escolar é que nos ultimos tempos ocorreu um grande avanço na metodologia de ensino, onde o educador tem que aprender a ensinar a aprender, e ao mesmo usar váris tecnologias em sua aula, tais como , datashow, computadores e outros. Podemos afirmar que nos ultimos tempos a metodologia de ensino mudou de antigamente, onde o aluno participa e dabate com idéias ao porfessor.
Ir para o topo Ir para baixo
jonacirfn




Mensagens : 6
Data de inscrição : 28/03/2008

Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional.   Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional. - Página 2 Icon_minitimeSex Abr 25 2008, 19:53

Éder M escreveu:
Com base nos três fenômenos, segue a seguir uma definição de cada um: a miniaturação é diminuição do tamanho dos equipamentos. A digitalização é quando digita-se um conteúdo tradicional para o meio digital, onde esse é apresentado em sites e etc. Outro fenômeno é a difusão das redes telemáticas que são equipamentos conectados assim formando uma rede. A influência no cotidiano escolar é que a metodologia de ensino atual de alguns educadores vai ser alterada, onde os educadores e alunos por meio das TICs, irão compreender as sociedades contemporâneas. É preciso acontecer mudanças, assim a utilização de equipamentos das tecnologias de informação e comunicação será com mais freqüência, onde educador não será somente o emissor da informação e o aluno receptor, mas sim ambos discutem-se seus pontos de vistas, onde aconteça debates entre educadores e educandos. Embora esses recursos são bons, acontece na vida infantil a virtualização do real, por meio dos videogames ocorre a confusão da vida real com a virtual, através desses jogos as crianças passam a maior parte de sua vida nessa fantasia, que acontece que essas crianças começam a se comportar da maneira que vivem nos jogos. Então o necessário é todos aprender a aprender, assim todos busquem por si só bases de conhecimento, ou seja, o educador aprende a ensinar a aprender.


ANALIZANDO A RESPOSTA DESTE ALUNO, NOTEI QUE HOUVE UMA DEFINIÇÃO DOS TRÊS FENOMENOS E APRESENTADO AS TECNOLOGIAS NO COTIDIANO ESCOLAR, SEGUNDO ELE O EDUCADOR PASSOU POR MUDANÇAS, ELE APRENDE A ENSINAR E APRENDE, ASSIM MUDANDO A METOLOGIA DE ENSINO DE ALGUNS PROFESSORES.
Ir para o topo Ir para baixo
jonacirfn




Mensagens : 6
Data de inscrição : 28/03/2008

Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional.   Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional. - Página 2 Icon_minitimeSex Abr 25 2008, 19:57

Éder M escreveu:
Com base nos três fenômenos, segue a seguir uma definição de cada um: a miniaturação é diminuição do tamanho dos equipamentos. A digitalização é quando digita-se um conteúdo tradicional para o meio digital, onde esse é apresentado em sites e etc. Outro fenômeno é a difusão das redes telemáticas que são equipamentos conectados assim formando uma rede. A influência no cotidiano escolar é que a metodologia de ensino atual de alguns educadores vai ser alterada, onde os educadores e alunos por meio das TICs, irão compreender as sociedades contemporâneas. É preciso acontecer mudanças, assim a utilização de equipamentos das tecnologias de informação e comunicação será com mais freqüência, onde educador não será somente o emissor da informação e o aluno receptor, mas sim ambos discutem-se seus pontos de vistas, onde aconteça debates entre educadores e educandos. Embora esses recursos são bons, acontece na vida infantil a virtualização do real, por meio dos videogames ocorre a confusão da vida real com a virtual, através desses jogos as crianças passam a maior parte de sua vida nessa fantasia, que acontece que essas crianças começam a se comportar da maneira que vivem nos jogos. Então o necessário é todos aprender a aprender, assim todos busquem por si só bases de conhecimento, ou seja, o educador aprende a ensinar a aprender.

DOS TRÊS FENOMENOS E APRESENTADO AS TECNOLOGIAS NO COTIDIANO ESCOLAR, SEGUNDO ELE O EDUCADOR PASSOU POR MUDANÇAS, ELE APRENDE A ENSINAR E APRENDE, ASSIM MUDANDO A METOLOGIA DE ENSINO DE ALGUNS PROFESSORES.
Ir para o topo Ir para baixo
mi_bocchi




Mensagens : 7
Data de inscrição : 16/03/2008

Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional.   Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional. - Página 2 Icon_minitimeSáb Abr 26 2008, 05:52

Segundo Belloni, a miniaturação é diminuição do tamanho dos equipamentos, digitalização é quando digita-se um conteúdo tradicional para o meio digital, onde esse é apresentado em sites e etc e outro fenômeno é a difusão das redes telemáticas que são equipamentos conectados assim formando uma rede. E a influência no cotidiano escolar é que a metodologia de ensino atual de alguns educadores vai ser alterada, por meio das TICs,que irão compreender as sociedades contemporâneas, e essas mudanças com a utilização de equipamentos das tecnologias de informação e comunicação será com mais freqüência, onde educador não será somente o emissor da informação e o aluno receptor, mas sim ambos discutem-se seus pontos de vistas, onde aconteça debates entre educadores e educandos. Embora esses recursos são bons, acontece na vida infantil a virtualização do real, por meio dos videogames ocorre a confusão da vida real com a virtual, através desses jogos as crianças passam a maior parte de sua vida nessa fantasia, que acontece que essas crianças começam a se comportar da maneira que vivem nos jogos. Então o necessário é todos aprender a aprender, assim todos busquem por si só bases de conhecimento, ou seja, o educador aprende a ensinar a aprender. Sendo assim é necessário que use o recurso das TICs para ajudar, aperfeiçoar e complementar o trabalho e não usar as TICs como dependente, que fica alienado e foge da realidade.
Ir para o topo Ir para baixo
mi_bocchi




Mensagens : 7
Data de inscrição : 16/03/2008

Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional.   Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional. - Página 2 Icon_minitimeSáb Abr 26 2008, 05:57

[

Resposta:

A tecnologia está presente cada vez mais em nossa sociedade em formas de equipamentos como computadores, celulares, ipods, pen drive, etc.. No cotidiano escolar a informação está presente a cada dia que passa. Usa-se muito em sala de aula retroprojetores, projetores multimídia e entre outros. As escolas particulares já adotaram o recurso de lousas eletrônicas e microcomputadores, onde o professor passa o conteúdo de sua matéria e o aluno acompanha em sua carteira e em casa eles (alunos) estudam acessando com sua senha ou copiando em cd a matéria dada e sala. Esse nível de ensino estão também presentes nas Universidades.
Existem três processos tecnológicos que utilizamos diariamente, são eles: Miniaturização - Digitalização - Difusão das Redes Telemáticas.
Miniaturização: Diminuição do tamanho dos aparelhos eletrônicos e aumento da tecnologia. Exemplos: Celulares, Ipods, pen drive, palm top etc.
Digitalização: Transforma em informações algo tradicional em arquivos ou em informações digitais. Exemplo: Scanear uma foto ou um livro e jogar as informações para dentro do computador, transformando a foto e o livro em informações digitais.
Difusão das redes Telemáticas: São as redes de telecomunicações via satélites e de rápida transmissão. Exemplo: TV digital – Internet via rádio – Telefonias etc.[/quote]

Concordo com a resposta do aluno Willians e também acredito que as tecnologias estão cada vez mais presentes e sendo assim precisamos estar sempre nos atualizando a respeito das TICs.
Ir para o topo Ir para baixo
mi_bocchi




Mensagens : 7
Data de inscrição : 16/03/2008

Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional.   Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional. - Página 2 Icon_minitimeSáb Abr 26 2008, 06:03

Éder M escreveu:
Com base nos três fenômenos, segue a seguir uma definição de cada um: a miniaturação é diminuição do tamanho dos equipamentos. A digitalização é quando digita-se um conteúdo tradicional para o meio digital, onde esse é apresentado em sites e etc. Outro fenômeno é a difusão das redes telemáticas que são equipamentos conectados assim formando uma rede. A influência no cotidiano escolar é que a metodologia de ensino atual de alguns educadores vai ser alterada, onde os educadores e alunos por meio das TICs, irão compreender as sociedades contemporâneas. É preciso acontecer mudanças, assim a utilização de equipamentos das tecnologias de informação e comunicação será com mais freqüência, onde educador não será somente o emissor da informação e o aluno receptor, mas sim ambos discutem-se seus pontos de vistas, onde aconteça debates entre educadores e educandos. Embora esses recursos são bons, acontece na vida infantil a virtualização do real, por meio dos videogames ocorre a confusão da vida real com a virtual, através desses jogos as crianças passam a maior parte de sua vida nessa fantasia, que acontece que essas crianças começam a se comportar da maneira que vivem nos jogos. Então o necessário é todos aprender a aprender, assim todos busquem por si só bases de conhecimento, ou seja, o educador aprende a ensinar a aprender.


ANALIZANDO A RESPOSTA DO ALUNO EDER, NOTEI QUE ELE DEFINIU MUITO BEM OS FENÔMENOS E EXPLANOU COM CLAREZA E TAMBÉM CONCORDO QUE CADA VEZ MAIS AS TICS ESTÃO INFLUENCIANDO O COTIDIANO ESCOLAR E ACREDITO QUE O EDUCADOR TAMBÉM PRECISA APRENDER A APRENDER E A ENSINAR. PARABÉNS AMIGO!!!
Ir para o topo Ir para baixo
anderrson




Mensagens : 7
Data de inscrição : 01/03/2008

Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional.   Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional. - Página 2 Icon_minitimeSáb Abr 26 2008, 07:23

Segundo os autores, a miniaturização e a baixa dos custos possibilitaram uma difusao de massa das TIC, que redundou em larga penetração na vida cotidiana tanto no mundo do trabalho como no lazer. As redes, por seu turno, multiplicam as capacidades de transporte de uma quantidade enorme de informações banalizadas. Estas "auto-estradas" da informaçaõ tendem a tornar-se um novo segmento de mercado muito promissor, rapidamente viabilizado graças a digitalização que ao estabelecer uma escala unica de quantificação, possibilita a tarifação e portanmto, a comercialização-de todas as informações assim tratadas e veiculadas.
na chamada revoluçao tecnológica, agrande ausente é a informação nova e relevante. É justo dizer que as tecnologias trouxeram problemas que transcendem o nível meramente técnico para se situar na esfera social e cultural.
Assim, novas tecnicas de aprimoramentoe tecnologia, assim melhors condições de trabalho e mais tecnologia.
Ir para o topo Ir para baixo
anderrson




Mensagens : 7
Data de inscrição : 01/03/2008

Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional.   Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional. - Página 2 Icon_minitimeSáb Abr 26 2008, 07:32

anderrson
Segundo os autores, a miniaturização e a baixa dos custos possibilitaram uma difusao de massa das TIC, que redundou em larga penetração na vida cotidiana tanto no mundo do trabalho como no lazer. As redes, por seu turno, multiplicam as capacidades de transporte de uma quantidade enorme de informações banalizadas. Estas "auto-estradas" da informaçaõ tendem a tornar-se um novo segmento de mercado muito promissor, rapidamente viabilizado graças a digitalização que ao estabelecer uma escala unica de quantificação, possibilita a tarifação e portanmto, a comercialização-de todas as informações assim tratadas e veiculadas.
na chamada revoluçao tecnológica, agrande ausente é a informação nova e relevante. É justo dizer que as tecnologias trouxeram problemas que transcendem o nível meramente técnico para se situar na esfera social e cultural.
Assim, novas tecnicas de aprimoramentoe tecnologia, assim melhors condições de trabalho e mais tecnologia.
Ir para o topo Ir para baixo
anderrson




Mensagens : 7
Data de inscrição : 01/03/2008

Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional.   Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional. - Página 2 Icon_minitimeSáb Abr 26 2008, 07:37

anderrson
Segundo os autores, a miniaturização e a baixa dos custos possibilitaram uma difusao de massa das TIC, que redundou em larga penetração na vida cotidiana tanto no mundo do trabalho como no lazer. As redes, por seu turno, multiplicam as capacidades de transporte de uma quantidade enorme de informações banalizadas. Estas "auto-estradas" da informaçaõ tendem a tornar-se um novo segmento de mercado muito promissor, rapidamente viabilizado graças a digitalização que ao estabelecer uma escala unica de quantificação, possibilita a tarifação e portanmto, a comercialização-de todas as informações assim tratadas e veiculadas.
na chamada revoluçao tecnológica, agrande ausente é a informação nova e relevante. É justo dizer que as tecnologias trouxeram problemas que transcendem o nível meramente técnico para se situar na esfera social e cultural.
Assim, novas tecnicas de aprimoramentoe tecnologia, assim melhors condições de trabalho e mais tecnologia.
Ir para o topo Ir para baixo
anderrson




Mensagens : 7
Data de inscrição : 01/03/2008

Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional.   Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional. - Página 2 Icon_minitimeSáb Abr 26 2008, 07:51

anderrson
Di acordo com o texto a "miniturização"vai cada vez ficar menor os aparelhos digital só que com tecnologia superior ex:celular, mp3,4,5,notbook entres outros.Ja a "digitalização"faz com que diminua o papel como um texto que paasa por meio digital isso em termo de produçãoe por fim a"difusão das redes temáticas" isso se dá a utilização de redes de comunicação graças os satelitese ex:codigo de barra, tv digital,banco, cartão de credito. isses equipamentos irterligados um com os outros e ligados ao sateliten
Ir para o topo Ir para baixo
francieleg




Mensagens : 8
Data de inscrição : 03/04/2008
Idade : 34
Localização : jales São paulo

Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Resposta ao tópico - Bruna azevedo de carvalho   Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional. - Página 2 Icon_minitimeSáb Abr 26 2008, 22:42

Os três fenômenos a que se deve o desenvolvimento das TICs é a miniaturização, a digitalização e a difusão das redes telemáticas, são elas:

Miniaturização é o fenômeno que torna cada vez menores os equipamentos eletroeletrônicos como por exemplo, celulares, palmtop etc

Digitalização é uma imagem ou também um texto, que é transformado no meio digital para divulgar através de fotos, internet, etc.

Difusão das redes telemáticas:
Essa difusão deu-se através dos canais midiáveis como a internet, levando conhecimento a longa distância, interagindo professor.
Ir para o topo Ir para baixo
Bruna A.C




Mensagens : 2
Data de inscrição : 08/03/2008

Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: resposta - Bruna Carvalho!!!   Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional. - Página 2 Icon_minitimeSáb Abr 26 2008, 23:09

Os três fenômenos a que se deve o desenvolvimento das TICs é a miniaturização, a digitalização e a difusão das redes telemáticas, são elas:

Miniaturização é o fenômeno que torna cada vez menores os equipamentos eletroeletrônicos como por exemplo, celulares, palmtop etc

Digitalização é uma imagem ou também um texto, que é transformado no meio digital para divulgar através de fotos, internet, etc.

Difusão das redes telemáticas:
Essa difusão deu-se através dos canais midiáveis como a internet, levando conhecimento a longa distância, interagindo professor.
Ir para o topo Ir para baixo
Divino




Mensagens : 10
Data de inscrição : 19/03/2008

Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Atividade 4. Tecnol. Informação e Comunicação   Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional. - Página 2 Icon_minitimeSeg Abr 28 2008, 01:13

Dentro de uma pedagogia voltada a tecnologia gozando de materiais pedagógicos e da tecnologia é bom lembrar que as atividades elaboradas por meio da informatização técnica, pode obter aumento nos índices de aprendizagem ou não, pois uma vez que o indivíduo passa a ter controle de si mesmo, ele pode se identificar melhor com um novo tipo de material didático que está usando ou irá usar.
Ir para o topo Ir para baixo
Marquim Lima




Mensagens : 4
Data de inscrição : 30/04/2008

Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional.   Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional. - Página 2 Icon_minitimeQua Abr 30 2008, 16:42

WilliansSN escreveu:
Segundo Macier e Babin, o desenvolvimento das TIC na sociedade contemporânea deve-se a três fenômenos de ordem técnica: a miniaturização, a digitalização e a difusão das redes telemáticas.

Com base nesta afirmativa e no texto de Belloni comente sobre esses três fenômenos e sua influência no cotidiano escolar. Não esqueça de fazer as referências aos autores do texto quando necessário e as devidas citações.

Resposta:

A tecnologia está presente cada vez mais em nossa sociedade em formas de equipamentos como computadores, celulares, ipods, pen drive, etc.. No cotidiano escolar a informação está presente a cada dia que passa. Usa-se muito em sala de aula retroprojetores, projetores multimídia e entre outros. As escolas particulares já adotaram o recurso de lousas eletrônicas e microcomputadores, onde o professor passa o conteúdo de sua matéria e o aluno acompanha em sua carteira e em casa eles (alunos) estudam acessando com sua senha ou copiando em cd a matéria dada e sala. Esse nível de ensino estão também presentes nas Universidades.
Existem três processos tecnológicos que utilizamos diariamente, são eles: Miniaturização - Digitalização - Difusão das Redes Telemáticas.
Miniaturização: Diminuição do tamanho dos aparelhos eletrônicos e aumento da tecnologia. Exemplos: Celulares, Ipods, pen drive, palm top etc.
Digitalização: Transforma em informações algo tradicional em arquivos ou em informações digitais. Exemplo: Scanear uma foto ou um livro e jogar as informações para dentro do computador, transformando a foto e o livro em informações digitais.
Difusão das redes Telemáticas: São as redes de telecomunicações via satélites e de rápida transmissão. Exemplo: TV digital – Internet via rádio – Telefonias etc.

A colocação do Willians retrata claramente o cotidiano atual, devidos as novas mudanças e necessidades do mundo, pois com tanta tecnologia ficou para atras o métodos tradicionais de ensino, facilitando a aprendizagem do aluno e a didática do professor.
Ir para o topo Ir para baixo
Marquim Lima




Mensagens : 4
Data de inscrição : 30/04/2008

Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Atividade 4   Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional. - Página 2 Icon_minitimeQua Abr 30 2008, 18:45

[quote="Éder M"]Com base nos três fenômenos, segue a seguir uma definição de cada um: a miniaturação é diminuição do tamanho dos equipamentos. A digitalização é quando digita-se um conteúdo tradicional para o meio digital, onde esse é apresentado em sites e etc. Outro fenômeno é a difusão das redes telemáticas que são equipamentos conectados assim formando uma rede. A influência no cotidiano escolar é que a metodologia de ensino atual de alguns educadores vai ser alterada, onde os educadores e alunos por meio das TICs, irão compreender as sociedades contemporâneas. É preciso acontecer mudanças, assim a utilização de equipamentos das tecnologias de informação e comunicação será com mais freqüência, onde educador não será somente o emissor da informação e o aluno receptor, mas sim ambos discutem-se seus pontos de vistas, onde aconteça debates entre educadores e educandos. Embora esses recursos são bons, acontece na vida infantil a virtualização do real, por meio dos videogames ocorre a confusão da vida real com a virtual, através desses jogos as crianças passam a maior parte de sua vida nessa fantasia, que acontece que essas crianças começam a se comportar da maneira que vivem nos jogos. Então o necessário é todos aprender a aprender, assim todos busquem por si só bases de conhecimento, ou seja, o educador aprende a ensinar a aprender.[/quote

Concordo com a colocação do Eder, principalmente no que se refere que tem que tomar cuidado pra não deixar de viver no real pra viver na fantasia, e também que é necessário aprender a ensinar, isso por porte do educadores.]
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional.   Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional. - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Atividade 4 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional.
Ir para o topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Tecnol. Informação e Comunicação - TIC :: Geografia :: Módulo Introdutório-
Ir para: